Sempre que Zequinha aparecia com seus porquês que não tinham fim, que, invariavelmente, eram encerrados com um “Porque sim, Zequinha!”, Marcelo Tas aparecia na pele de Telekid com um "controle rosa" respondendo suas duvidas, como: Porque que o céu era azul, porque as flores tinham perfume entre outras curiosidades que as crianças, assim como Zequinha (interpretado por Freddy Allan) muitas vezes queriam saber, porém, seus pais ou adultos mais próximos por não saberem a resposta ou até mesmo por preguiça de explicar, respondiam com um simples "Porque sim". E foi justamente com este personagem que Tas interpretava no Castelo Ra- Tim- Bum ( Tv Cultura) que ele eternizou o bordão " Porque sim não é resposta", o qual, pelo resultado da nossa enquete é o preferido da garotada que o acompanha hoje, porém, no CQC e no Plantão do Tas.
Enfim, diante deste resultado, publicaremos um texto de uma fã que acompanhou essa fase da carreira de Tas e que como muitos, era uma "Zequinha" cheia de curiosidades e perguntas, muitas vezes respondidas por Tas na pele de Telekid.
A influência de um " Porque sim não é resposta"
Quando eu nasci (1990), o Marcelo Tas já estava na televisão na pele do Professor Tiburcio. Segundo a minha mãe, o RÁ-TIM-BUM era o único programa que eu gostava de assistir, mas eu sempre tapava o rosto com a almofada quando o Tiburcio aparecia.
Em 1994, quando eu já estava com quase quatro anos, estreou o Castelo RÁ-TIM-BUM, que eu acho que foi o melhor programa infantil de todos os tempos, junto com a TV Colosso. Nessa época eu estava começando a compreender o que era televisão e foi quando eu me tornei fã de carteirinha do Marcelo Tas. O Telekid ocupava um espaço muito pequeno dentro do Castelo RÁ-TIM-BUM, no entanto o “PORQUE SIM NÃO É RESPOSTA” marcou a minha vida e a de muitas crianças daquele tempo.
Na pele do Telekid, com sua roupa colorida e aquele controle cor-de-rosa (que eu queria muito ter igual), Marcelo Tas nos respondia, com paciência e didática, aquelas perguntas que boa parte dos adultos tem preguiça de responder (seja por não saberem a resposta, ou por não quererem gastar sem tempo respondendo perguntas que eles julgam “idiotas” ou desnecessárias ou por qualquer outro motivo). Graças ao Tas levei muitas broncas da minha mãe, ela dizia que eu perguntava demais e que sim é resposta sim! Mas tudo bem, ele quase sempre respondia as minhas maiores curiosidades no programa. E um dos melhores dias foi quando ele explicou o porquê da chuva, cara, nunca tinha ficado tão feliz, mesmo não entendendo boa parte da explicação dele. Mas foi o Telekid que me ensinou o porquê que as pessoas falam línguas diferentes, o porquê que as cidades têm muitas pessoas, o porquê não conseguir contar os grãos de areia das praias, entre tantas outras coisas. O mais importante ensinamento do Telekid foi fazer com que eu não aceitasse um simples sim, ou até mesmo um não como resposta para os meus questionamentos. Hoje penso que responder sim ou não para determinadas perguntas, é pura falta de argumentação! Até hoje, quando tenho oportunidade, para assistir as reprises do Castelo RÁ-TIM-BUM e do RÁ-TIM-BUM.
O mais incrível de tudo isso, é que hoje, quando ligo este tubo infecto de elétrons, que é a nossa TV, me deparo com aquela carequinha lustrosa, aqueles óculos intelectuais, aquele terno elegante no meio de uma bancada interessante e maluca, me ensinando muitas outras coisas e insistindo para que eu continue a questionar e a buscar respostas no mínimo satisfatórias.
Posso dizer que o Tas é um dos meus maiores ídolos, o meu professor mais querido, e um dos meus maiores exemplos de inteligência, competência e carisma. Meu amor, carinho e agradecimentos pelo Tas não tem fim!
Enviada por Isabella Araújo Barbosa Moraes – Uberaba/MG @IsaAraujoBM
( Criadora do @fcCQC_MG e o @FcTasMG)
Zequinha (Freddy Allan)
Agradeço à todos que participaram da enquete e já criaremos outra e divulgaremos aqui. Continuem mandando seus textos para nosso email TasManiacas@hotmail.com que toda semana plubicaremos um.
Fã Clube Tas Maniacas