sábado, 31 de julho de 2010

Coluna deste mês do Marcelo Tas na Crescer

Exclusividade nossa. Não liberada na Web. Então quem pegar, credite-nos!

Marcelo Tas, a esposa Bel Kowarick e os filhos Miguel e Clarice

"PAI LABORATÓRIO"

"Maria, cadê minha perna?"

Quando criança, eu gostava de histórias assustadoras. Minha preferida era a saga de um homem que tinha a perna arrancada durante o sono. Atordoado, partia em busca de recuperar o naco perdido com uma pergunta: "Maria, cadê minha perna?" O contador da história deveria acrescentar, de improviso, lugares prováveis onde a tal Maria escondeu a perna do infeliz. Para aumentar o mistério, a pergunta erra sussurrada com inflexão crescente. Os possíveis lugares do paradeiro da perna também deveriam ser progressivamente se aproximando do local real onde a história estava sendo contada. Tudo sicronizado para que o suspense chegasse a beira do insuportável.
Então, um grito bem alto - "Maaaaariaaaaa!!!!" - desfazia aquele tsunami de medo fabricado. Era mais ou menos assim:

- Maria, cadê minha perna?
- Tá no meio da floresta.
- Maaaaaria, cadê minha perrrna?
- Tá na porta de casa.
- Maaaaaaaria, cadê minha perrrrrrna?
- Tá subindo as escadas.
- Maaaaaaaaaaaaaria, cadê minha perrrrrrrrrrna?
- Tá aqui dentro do quarto.
- Maaaaaaaariiiiiiiaaaaaaaaaaa!!!!!

Aí, explodíamos em gargalhadas nervosas, de alívio e prazer. A lembrança dessa história, além de aquecer o coração, me ajuda a perceber que o amor por contos assombrosos continua nos meus filhos. Hoje eles têm acesso a histórias em abundância e formatos que não existiam na minha época: CDs, DVDs, videogame, internet e até no telefone! Mesmo com tanta novidade, é bastante animador constatar que o campeão de audiência aqui em casa, principalmente na hora de dormir, continua sendo a história contada ao vivo, em carne e osso. Com alguma frequência, eu e minha mulher, Bel Kowarick, que é atriz de teatro, nos revezamos numa espécie de duelo de contadores de histórias. Bel sempre vence. Inventou uma versão moderna, imbatível, para "Maria, cadê minha perna?"
Não sei contar direiro, mas é mais ou menos assim: Um menino danado foge de casa e sobe numa árvore. Desesperada a mãe vai em busca do fujão. Mas ele é capturado por um pássaro azul-prateado que, com o bico, faz um passeio aéreo sobre a cidade com o danado. No voo panorâmico, o pássaro leva o menino para visitar a escola onde estudou durante o dia, ao campinho de futebol do clube onde passou o fim de tarde...Sobem até uma torre de TV e avistam o shopping onde o garoto foi ao cinema no final de semana....Dependendo do sono das crianças, esses lugares vão se ampliando para fora da cidade, do País e até do planeta.
Depois de atingir as fronteiras mais remotas, o pássaro faz a viagem de volta. Com a ajuda da voz, que vai ficando sonolenta, Bel desacelera a aventura suavemente.
- E aí o pássaro azul voooolta e desssssce no telhado da casa do menino danado....Ajuuuuuuuda ele a tomar um baaaaaaanho....beeemmm quentiiiinho....Nesse ponto, quase sempre, a filharada já capotou. Mas, ás vezes, a viagem foi tão boa e emocionante, que alguém que estava dormindo, abre o olho e dispara:

- Conta de nooovo!!

Contar histórias, prática tão antiga quanto preciosa, é tarefa a se cuidar com carinho, disciplina e dedicação de equilibrista chinês.

Clarice, minha filha menor, explica a razão.

- A história que eu mais gosto é a do pássaro azul-prateado.
- Por quê?
- Porque ela nunca termina.

MARCELO TAS



FONTE - Revista Crescer

sexta-feira, 30 de julho de 2010

“Aqui eu recebo mais do que dou”

Fuçando por aí, achei essa matéria linda sobre o Tas e a casa do Zezinho. Projeto que Marcelo Tas ajuda e divulga sempre e que eu particularmente acho um dos melhores projetos voluntários que este país tem. Confira a matéria:

 Marcelo Tas no evento da Casa do Zezinho com os docinhos de coco Raiane e Ingrid no Parque Santo Antônio

Desde 2002, o apresentador do "CQC" Marcelo Tas atua como voluntário do projeto Casa do Zezinho, que atende em São Paulo a 1,2 mil crianças e adolescentes de uma das regiões mais violentas do país

Por Aurora  Aguiar


Em 2002, quando finalizava um comercial publicitário para uma rede de fast-food, o apresentador do CQC Marcelo Tas foi pego de surpresa por uma das sócias da agência com a seguinte pergunta: “Tas, você poderia me ajudar a fazer um vídeo sobre uma ONG?”
"O.k.", respondeu Tas já pensando: “Vou fazer esse trabalho em dois, três dias, e logo me livro desse pessoal”.
Esse pessoal eram crianças e adolescentes da Casa do Zezinho, moradoras de uma região já considerada pela ONU como uma das mais violentas do mundo.
“Senti o primeiro tranco depois que ouvi as primeiras histórias de vida daquelas pessoas – histórias mais maduras que a minha. Pensei comigo: não podia fazer apenas um videozinho e sair fora”, diz Tas.
Impressionado com que viu, o jornalista imediatamente mudou sua postura.
Ao invés de ir só para dar aquela forcinha, tornou-se um parceiro voluntário da instituição. Há sete anos, ele atua na área de comunicação da Casa do Zezinho, produzindo material audiovisual junto com a Oficina Multimídia. “Eu, que trabalho com imagem, fiquei louco de ver o que se produz aqui”, afirma.
Fundada em 1994 pela pedagoga Dagmar Garroux – que, com o passar do tempo, virou Tia Dag – e seu marido, o artista plástico Saulo Garroux, a Casa do Zezinho está localizada na Zona Sul, periferia de São Paulo.
"Aqui o local é conhecido como o triângulo da morte, formado pelos bairros Jardim Ângela, Capão Redondo e Jardim São Luís, onde se concentram os maiores índices de violência do país”, diz Dagmar.
Para atender a 1,2 mil crianças e adolescentes de 6 a 21 anos, a casa conta com 50 funcionários registrados e 50 voluntários.
A fila de espera por uma vaga chega a 3 mil crianças. Quem consegue uma tem à disposição diversas oficinas, com aulas de música, teatro, informática, gastronomia, cabeleireiro.
A criançada brinca, se diverte e aprende nas quadras poliesportivas, na piscina, no refeitório, na horta, no estúdio de rádio. Além de ajudar na área de comunicação, Marcelo busca recursos de empresas e pessoas que possam apoiar a entidade.
“Está cheio de artistas que têm disponibilidade de doar e que não sabem como ajudar”, diz ele. “Eu me sinto simplesmente vivo e honrado de poder ser esse conector. Aqui, eu não estou sendo bonzinho para os outros. Aqui eu recebo mais do que dou.”
Entre os famosos que desenvolvem algum trabalho na entidade estão os jornalistas Britto Jr. e Sônia Bridi e a apresentadora Sarah Oliveira.
“Para mim, ele não é o Marcelo Tas da televisão. Ele é um grande parceiro. Além do trabalho que faz aqui, ele sempre pergunta se tem mais alguma coisa em que possa ajudar”, afirma Dagmar.
A ONG conseguiu comprar mais duas casas, na mesma rua, para um novo projeto, que atenderá agora aos pequenininhos, de 3 a 6 anos. Serão 500 vagas.


QUER AJUDAR?

CASA DO ZEZINHO
RUA ANÁLIA DOLÁCIO ALBINO, 30 / 77
PARQUE MARIA HELENA
CEP 05854-020 – SÃO PAULO – SP
TELS. (11) 5512-0878 E 5812-4777


Fonte -  Quem

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Geração Ra- Tim-Bum: professor Tiburcio e Telekid

Quem acompanha Marcelo Tas desde criança, pelo menos quem têm mais de 20 anos, já deve ter ouvido falar de professor Tiburcio e seu Olá classe e é claro de Telekid com seu Porque sim não é resposta. Ambos personagens infantis que Tas interpretava nas séries Ra- Tim- Bum.
O primeiro personagem infantil que Marcelo Tas fez foi o Professor Tiburcio na série Ra- Tim-Bum, a qual o diretor era Fernando Meirelles e que é amigo de Tas até hoje.
Em um total de 180 episódios, Ra-Tim-Bum durou pouco tempo, tendo apenas 4 anos de existência. Já Telekid era um personagem que pertencia a um castelo, o castelo Ra- Tim- Bum que estreou no dia 9 de maio de 1994 até deixar de ser produzido em 1997. Parcialmente inspirado no também educativo Rá-Tim-Bum, deu origem a uma franquia televisiva, da qual também faz parte Ilha Rá-Tim-Bum.
Telekid sempre aparecia com seu ' Porque sim não é resposta' quando Zequinha -interpretado por Freddy Allan-  era respondido com um porque sim , explicando assuntos que para as crianças eram dúvidas comuns, como por exemplo porque que chovia.
E diante dessa pequena história de Marcelo Tas com as crianças e que hoje continua no Plantão do Tas, publicaremos este texto de Rivaldo Silva sobre a geração Ra-Tim-Bum



Geração Rá-Tim-Bum

Difícil pensar na minha infância e não dizer que ela é a verdadeira “Geração Rá-Tim-Bum”. Desde muito pequeno, assistia e adorava os programas que levava esse nome e claro, não esquecendo também dos inesquecíveis personagens.
Graças a esses programas e personagens posso dizer com muito orgulho que sei como é ser uma “criança de verdade”, tive a infância que acredito não existir mais hoje em dia. Assisti o Rá-Tim-Bum, o Castelo Rá-Tim-Bum e tem personagens nesses dois programas que me acompanham até hoje. O ator ? Marcelo Tas!
Me lembro dele como Professor Tiburcio, com seu famoso “Olá Classe!”. Inesquecível, não ?
E quem não se lembra do Telekid, que sempre aparecia no Castelo Rá-Tim-Bum, com o quadro "Por quê?”, depois que ninguém sabia responder as perguntas do pequeno Zequinha? Pois bem , eu me lembro e aprendi muito com os ensinamentos daquele cara com roupas coloridas e um aparelho ultra, mega power tecnológico, o qual respondia as dúvidas dos personagens de modo que fosse possível entender.
Interessante como nós da “Geração Rá-Tim-Bum” crescemos aprendendo com o grande Marcelo Tas, desde o professor Tiburcio, passando pelo Telekid... E hoje ? Hoje em dia, aprendemos não com os personagens, mas sim com o próprio Tas.
Com um terno preto e um lápis na mão, que às vezes é sabiamente utilizado como um cigarro (sabiamente, pois é bem mais saudável fumar um lápis do que um cigarro de verdade) ele ao lado de uma equipe sensacional, informa com uma bela dose de humor.
Como estudante de jornalismo tenho como inspiração nessa profissão tão empolgante e apaixonante, ele - Marcelo Tas - e também, toda equipe do CQC.
Resumindo tudo isso que acabei de escrever, posso dizer que o cara é fod... deixa pra lá, vocês entenderam.

Rivaldo Silva

Galera é um seguinte, o Blog do Tas no mês de agosto estará completando 7 aninhos de existência e gostariamos de publicar um texto na proxima semana de algum fã falando sobre este Blog que Marcelo Tas sozinho comanda durante todos esses anos e muito bem.
Podem falar de tudo. O que vocês aprenderam, do que vocês gostam do blog dele, enfim, tudo que as mentes de vocês e a criatividade permitir. E não adianta mandar texto com "brincadeirinhas" sem graças que certamente não iremos publicar, já que terá uma seleção do texto para ser publicado aqui.
Então, participe e mande seu texto para nosso email tasmaniacas@hotmail.com que na próxima quinta publicaremos.

terça-feira, 27 de julho de 2010

As Tas Maníacas


No fã clube, no comando da bagaça realmente são apenas duas garotas, Maria Paula e eu (Carol), uma menininha que têm o Tas como um exemplo e que o considera definitivamente como professor, mas por fora, no apoio de tudo há varias pessoas dentre elas minhas queridíssimas Sarah Rabelo e Isabela Araújo da FC Tas MG.
Apesar de elas terem o próprio Fã Clube dedicado ao Marcelo Tas, tanto eu como Paula a consideramos como parte desse fã clube.
Sara está sempre nos ajudando por fora nos nossos projetos, Isa colabora com o apoio e vive nos elogiando o que de coração agradecemos e até Marcelo Tas tem sua participação nessa união, já que foi através da paixão que temos em comum por ele que tudo começou.
A Sarinha é a que mais nos dá apoio. No MSN a farra é generalizada comigo e com a Paula. Conversas probidissimas para menores, zoação adoidado, fofoquinhas e é claro falação das surucucus que habitam essa crosta terrestre maluca. As surucucus são as pessoas invejosas que não agüentam ver Marcelo Tas dando atenção a alguém e já logo querem a santa e tão pecaminosa “Exclusividade” o que a nós não agrada nada, já que gostamos do Tas independentemente de uma resposta dele e só desejamos o seu tão merecido sucesso.
Enfim, o fato é que o que era pra ser um fã clube acabou se tornando uma “família” a Família Tas Maniacas, composta por nós quatro e dois Fcs colaboradores: A CQConect e a Luqueinlove e é claro pelos fãs seguidores dessa bagaça feita com total dedicação.
Então, galerinha sintam–se todos queridos e parte deste Fã Clube independente de moderarem ou não, afinal, família que começa unida, permanece unida!

E viva, a família TAS MANIACAS!

La Lucha Continua... como diria o Tas!

domingo, 25 de julho de 2010

Marcelo Tas, o escritor: Nunca antes e Blog do Tas


Todos gostam de escrever, mas é raro se ver a pessoa que possui o dom para isso. Que consegue transmitir idéias, sentimentos e opiniões através das palavras de um texto. Mas Marcelo Tas é uma dessas raras pessoas que consegue fazer isto, seja no seu Blog como em seu livro lançado em novembro de 2009.
O Blog do Tas está na ativa desde agosto de 2004. Desde este ano Marcelo Tas nos presenteia quase que diariamente com textos excelentes que praticamente te chamam para comentar, não importando o assunto.
E em novembro de 2009 ele lançou um livro sobre o Presidente Lula, livro este que ele comentava as frases absurdas do 'presida' e que com humor marcante do Tas ficou mais engraçado ainda, já que o Nunca Antes na História deste País foi uma forma bem legal de ensinar politica para garotada com uma dose de humor e uma ponta de critica.
Tas é excelente escritor, claro que não podemos compará-lo a escritores históricos como Carlos Drummond ou Fernando Pessoa, mas como jornalista, como profissional do texto ele manda muito bem e isso segundo ele só acontece por um motivo: ele lê muito. O livro é a base da comunicação.



Então parabéns a todos os escritores, sejam eles literários ou não. E parabéns ao nosso escritor que nos dá verdadeiras lições em seus textos, Marcelo Tas.