quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Túnel do tempo: Marcelo Tas e o discreto charme das partículas elementares

 ---- ♠ ----
Em novembro de 2008, Marcelo Tas fez participação na série apresentada pela TV Cultura chamada " O discreto charme das particulas elementares", onde tinha como fundamento explicar a fisica quântica. Algo tão presente em nosso dia a dia que nem percebemos.

Confira abaixo os videos:




segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Coluna Crescer - Janeiro 2011

"Hora de ouvir, responder e agradecer!"


O primeiro, e talvez único mandamento da Comunicação é: Comunicar não é o que eu falo, mas o que as pessoas ouvem. Ou, no nosso caso: Comunicar não é o que eu escrevo, mas  o que você lê. Parece óbvio, mas nos dias que correm - e como correm - o exercício do óbvio é algo misterioso, complexo e necessário. Resolvi comemorar um ano de convivência com os leitores da CRESCER ouvindo e compartilhando algumas mensagens enviadas para a coluna.

"Comecei a observar o seu trabalho assistindo ao CQC. Hoje tive uma alegre surpresa ao ver que você é um dos colunistas da revista e que tem três filhos. Com esse ar de pessoa tão inteligente pensei que não tinha nenhum. Digo isso porque sei do trabalho que dá cuidar de uma criança." Ana Lúcia Barcia Lopes, Itajaí - SC.

Queria Ana, que susto você me deu! Quer dizer que pessoa inteligente não deve ter filhos?! Lendo a íntegra do seu e-mail soube que você também tem três filhos, trabalha fora e que leva uma vida de muito aprendizado com eles. Acredite: Até o profissional mais ocupado, mais inteligente ou mais famoso do planeta é muito burro se não descobrir que ser pai é uma oportunidade única e rara de conhecer a si próprio e ao mundo. Sem falar do encontro com o amor incondicional. Espalhe esse segredo por aí para seus amigos e amigas "inteligentes" que ficam adiando a paternidade, ok?

 ------ ♠ ------

"Prezado Tas, recebi da minha esposa o seu texto "Aprender sem pressão". Penso que nós - ditos adultos - também devemos nos utilizar mais do que aprender brincando, pois assim mantemos vivos o espírito de criança: leve, livre e com o compromisso apenas de aprender." Jefferson Nesello, São Paulo - SP

Prezado Jefferson: Apesar de eu mesmo ter escrito esse texto, continuo numa luta intensa comigo mesmo. Mesmo com a consciência de que aprendemos melhor e mais fácil com leveza e espontaneidade, tenho imensa dificuldade em não forçar a mão na hora de tentar ensinar alguma coisa aos filhos. Penso que a pressa dos nossos tempos atrapalha muito. A luta é árdua, mas vale a pena.

 ------ ♠ ------

"Marcelo, quando li que você levou seu filho Miguel ao estádio para se tornar Santista, confesso que me emocionei, talvez um pouco demasiado. Como estou para ser pai, ando por demais emotivo. Valeu camarada. Aquele abraço!" Wesley Fragas - Florianópolis - SC

Caro Wesley, aproveita que você vai ser pai para chorar bastante e à vontade. Não sei porque ensinaram que nós, meninos, devemos guardar tudo isso dentro do peito. Está na hora de desaprender. Sorte!

 ------ ♠ ------

"Tas, boa tarde. Agradeço pelo texto na Crescer. Meu primeiro filho (Henrique) vai nascer amanhã. Estou numa mistura de sentimentos e lendo todas as revistas, colunas e matérias possíveis sobre o assunto. Concordo quando você diz que para os homens o filho só existe depois que ele nasce. No meu caso, amanhã. Seja o que Deus quiser. Francisco Melo Cerqueira - Por e-mail.

Caro Francisco, neste janeiro, o Henrique e a coluna fazem um ano de vida. Envio a ele meus parabéns e aproveito para mandar a todos os pais e mães leitores a minha gratidão pela atenção, carinho e confiança. O aprendizado, a brincadeira e a luta continuam, Feliz 2011 a todos!

Marcelo Tas

Fonte- Revista Crescer

Marcelo Tas: 'O humor é uma ferramenta muito eficiente para o jornalismo e para a educação'

Nascido em Ituverava (a 400 km de São Paulo), Marcelo Tristão Athayde de Souza – mais conhecido como Marcelo Tas – descobriu seu talento para a comunicação quando estudava Engenharia Civil na Universidade de São Paulo (USP). Durante dois anos, foi editor de um informativo anarquista – feito pelos próprios estudantes do curso –, que misturava jornalismo e humor. No mesmo período, ingressou na faculdade de Comunicação, se dedicando às duas paralelamente. Após o término dos cursos, Tas continuou a ousar, mas agora na TV: abriu uma produtora de vídeo; representou o repórter Ernesto Varela – que ironizava políticos –; apresentou o ‘Vídeo Show’, na Rede Globo; e interpretou o famoso Professor Tibúrcio, do infantil ‘Rá-Tim-Bum’; entre outros. Além disso, dirigiu e escreveu roteiros para vários programas, se tornando inclusive um dos profissionais mais polivalentes da TV brasileira.
Hoje, 27 anos depois de sua estreia na TV, o apresentador está à frente do ‘CQC’, da Band. Além disso, está com um projeto infantil no canal a cabo Cartoon Network – o ‘Plantão do Tas’, um telejornal com notícias falsas. Em recente palestra realizada na Casa do Saber, no Rio de Janeiro, Tas falou sobre o sucesso do ‘CQC’, que conquistou não apenas os jovens, mas também adultos e crianças. Com isso, a atração passou a usar como slogan ‘O programa da família brasileira’. “A emissora foi muito feliz em identificar um público que está interessado em política, denúncia. Percebo que as pessoas estão sedentas de um jornalismo diferente, que desejam ter acesso a uma informação mais direta e espontânea”, destacou ele em sua apresentação. Em outro momento, ele afirmou que o ‘CQC’ trouxe uma novidade: uma mistura de jornalismo e entretenimento, com humor na medida certa. “Até hoje, os telespectadores perguntam como nos classificamos, mas não quero ter essa tarefa. Algumas pessoas dizem que nosso programa é de entretenimento, outras, que fazemos jornalismo. Para mim não há problema. O que importa é a história que estamos construindo. Queremos continuar a emocionar e a fazer rir.”
 
Nessa entrevista exclusiva à revista Comunicação 360°, Marcelo Tas falou sobre como o humor pode influenciar a vida das pessoas e contribuir para o debate social. O resultado você confere no bate-papo a seguir.

Nós da Comunicação – Ao ser caracterizado como uma manifestação crítica, transparente e inteligente, o humor pode ter se tornado uma peça-chave para promover o debate social?
Marcelo Tas
– Para mim, humor sempre foi um veículo inteligente. Freud já dizia que a risada é uma faísca que surge quando você entende algo. É uma síntese muito rápida de um insight. Então, digo que o humor está ligado à inteligência. E, hoje, é muito difícil fazer humor de qualidade. Por isso, acredito que seja uma ferramenta muito eficiente para o jornalismo, mas também pode ser para a educação. Um professor que consegue usar o humor em uma aula de física, por exemplo, consegue fazer sua explicação muito mais interessante para os estudantes. Agora, em minha opinião, é uma ferramenta que deve ser tratada com muito carinho e respeito.

Nós da Comunicação – Você acredita que o humor pode influenciar a vida das pessoas e o ambiente de trabalho?
Marcelo Tas –
Eu tenho certeza que pode influenciar, inclusive na vida amorosa. Eu acredito que o humor é a porta para o romance. Quando você faz uma mulher rir, uma janela se abre para que a conversa se alongue. E o mesmo acontece com um homem, com um filho e, até mesmo, na relação professor/aluno. Quando você usa humor e é capaz de rir de si mesmo, você não tem a arrogância de achar que não erra. Essa é a grande virtude do palhaço: escorregar para que as pessoas riam do ridículo dele.

Nós da Comunicação – Como conciliar jornalismo com humor, como faz no CQC, sem cair no erro?
Marcelo Tas
– É dificílimo. No caso do ‘CQC’, temos de correr riscos, senão não tem graça. Se pararmos para pensar, os mandamentos do jornalismo pregam que o profissional deve ser imparcial, equilibrado, preciso. O humor é o contrário: é impreciso, imprevisível e a qualquer momento pode dar errado. Com isso, estamos sempre em uma corda bamba. Algumas vezes erramos na dose e caímos no abismo, outras, conseguimos ter sorte. Mas ainda acredito que seja muito melhor continuar arriscando do que ficar com medo, parcimonioso ou jogando com regras muito marcadas. Para mim, essa é a chave do ‘CQC’.

Nós da Comunicação – Em sua opinião, qual é o limite entre o humor e a ética?
Marcelo Tas –
É o respeito, tanto por quem você está entrevistando quanto pelo telespectador. Acho que não vale ultrapassar os limites ou usar do desrespeito para fazer graça, até porque o público percebe que você forçou algo que não é justo e aí, o que era para ser engraçado, com certeza, perderá a força. Quer dizer, para criticar alguém que você considera injusto, não se pode fazer o mesmo que ele faz. Esse é um ponto que discutimos muito no ‘CQC’. Se roubarmos no jogo para entrevistar um político, por exemplo, estaremos cometendo o mesmo erro que, talvez, critiquemos nele.

Série 'Família CQC' - 1º capitulo


Mais um dia de trabalho terminava para o professor Marcelo, ele por sua vez muito cansado, só queria uma coisa: chegar em casa, tomar um banho e descansar. “Deve ser que meus filhos numa hora dessas já estão jantando, aaahh que maravilha! que santa paz é a minha casa! meus filhos, orgulho do pai” Marcelo ia pensando alto enquanto dirigia pelas ruas de Lisboa – Portugal, rumo a sua casa.
Alguns minutos depois, Marcelo finalmente chegou em casa, aliás, uma bela casa situada em um dos bairros mais badalados de Portugal, possuía muitas árvores ao redor, quintal grande, casa pintada de azul. Quando Marcelo estava guardava o carro na garagem, escutou uma gritaria vinda de dentro da sua casa.
- Que gritaria é essa? o que tá acontecendo? – Pensou Marcelo em voz alta enquanto tentava reconhecer os gritos
Eis que derrepente surge Oscar e Felipe correndo pelo quintal
-PÁRA DE GRACINHA SEU NERD DOS INFERNOS, PODE IR DEVOLVENDO MEU PEQUENO PÔNEI DE BRINQUEDO!!!
- NÃO DEVOLVO NÃO! VEM ME PEGAR HAHAHAHAHAHA
- VOU CONTAR PRO PAPAI! AAH SE CONTO!
- NOSSA, TO MORRENDO DE MEDO HAHAHAHA
Marcelo então saiu do carro, e ficou olhando pros dois
- Ei, posso saber que confusão é essa?
- AÍ PAI, O FELIPE PEGOU MEU PEQUENO PÔNEI! FALA PRA ELE DEVOLVER, FALA
- Felipe, devolva o pequeno pônei do seu irmão.
- Ah não pai, eu to brincando com ele heheh
- Felipe, devolva o objeto do seu irmão.
- Não devolvo não haha
- QUER PARAR DE PALHAÇADA? DEVOLVA O NEGÓCIO DO SEU IRMÃO SEU BARNABÉ DE SANTO ANDRÉ ! , ops, Barnabé de Santo André é o Danilo, er, SEU... SEU... SEU... PUDIM DE SIRIGUELA!! Ah não, esse é o Rafael... 
- Eita pai que tá ruim o negócio hein?- Oscar ironizou
- SEU... SEU... Esqueci o apelido dele, meu Deus, er, Ahhh esquece, FELIPE DEVOLVA O OBJETO DO SEU IRMÃO!
- Tá bom, eu devolvo, nem sabe brincar, aqui Oscarzito lindo do meu coração, (apertando as bochechas de Oscar) to devolvendo seu brinquedinho tchuc tchuc  do papa (irônico)
-(tomando o pônei das mãos de Felipe)- Para de gracinha Felipe!
Oscar então foi ao encontro de seu pai
- Benção pai! e aí como foi o seu dia?
- Deus te abençoe meu filho, foi tranquilo, e como vocês estão?
- Estamos bem!
- Cadê seus irmãos? Porque não vieram falar comigo ainda?
- Er... - Oscar despistou o olhar
- Porque essa cara filho? o que aconteceu?
- Nada pai rs
- É ,nada não pai – completou Felipe
- Vocês estão estranhos, hum, bem, melhor entrarmos em casa, vamos!
Marcelo entrou em casa e levou um susto
- MAS O QUE QUE É ISSO AQUI?
Encontrou a casa toda bagunçada, roupas espalhadas em todos os lugares, Danilo dormindo no sofá, Marco jogando vídeo-game, Mônica pendurada no telefone, Rafael acabando com a sobremesa do jantar, e a cena mais Patética de todas: Rafinha  rebolando em cima do outro sofá
- MAS QUE BAGUNÇA É ESSA AQUI?
- Eu sou um negro lindddoo eu sou um negro linnddoo uuuuuuhuulllllll , parei. – Rafinha levou um susto vendo seu pai na porta.
Rafael levou engasgou com o doce
- Er, er, pai, eu tava experimentando a sobremesa do jantar, era, tá bom demais, mas falta um pouco mais de açúcar, vou experimentar mais um pouco, er – Rafael tentou se explicar
Marcelo deu um berro
- ACABOU A FAARAAA!!!!!
Marcelo foi até o telefone onde Mônica estava falando alegremente e puxou o fio da tomada
- Ah não paiêêê!!!
- Pode parar de chilique mocinha, já pro seu quarto!!!
- Hunf – Mônica ficou chateada
Marcelo foi até onde estava Marco
- E AGORA O RUBINHO BARICHELLO ATRAVESSA FELIPE MASSA, VAI FAZER A CURVA EEEEE....
Marcelo desligou a TV
- AAAAAAAAAAAAAHHH NÃO PAAAAAII!!! LIGA ESSA TV, LIGA, LIGA, agora que tava ganhando!
- Acabou a brincadeira Marco!!! pode ir arrumando essa bagunça, mas olha que horror, pacote de biscoitos espalhados em tudo quanto é lugar, pegue a vassoura AAGORAAA!!!
Marco levantou dali rapidinho e foi pegar a vassoura
Marcelo então se aproximou de Rafinha, que estava parado olhando o pai
- Oi pai, como vai o senhor? tudo beleza?
Marcelo cruzou os braços e ficou olhando fixamente para Rafinha.
- Do jeito que você olha, vai dar namoro, uhuuull.. parei.
- Você tá muito engraçadinho pro meu gosto hein Rafinha?dançando no sofá, que lindo!
- Ah, se o senhor achou legal posso continuar e...
- JÁ PEGANDO A VASSOURA E ARRUMANDO ESSA BAGUNÇA!!!
Marcelo então foi até a cozinha, pegou Rafael pelas orelhas
- Ai , ai, ai, Marcelo, isso dói!!
- Quem mandou você acabar com a sobremesa do jantar?
- Ah, tava bom
- Aham, sei, tsc, pode ir lavando essa panela que você deixou suja aí na pia
- Depois vou
- EU TO MANDANDO AGORA!
- AAAIIIIII , tá bom! larga minha orelha, ai, ai
Marcelo voltou a sala e se dirigiu onde Danilo dormia no sofá, de bruços, só de camisa e cueca branca.
- Danilo, levanta daí agora
- Queeee, to com sono
- Ah é? não vai sair? então tá bom.
Marcelo foi até o lavanderia, encheu um balde com água, trouxe até a geladeira e encheu de gelo, voltou para sala, despejou tudo em cima de Danilo
Danilo deu um pulo do sofá
- QUE ISSO PAI? NÃO TÁ VENDO QUE TO DORMINDO?
- To, to vendo sim seu Barnabé de Santo André, QUE VERGONHAA!!! de cueca dormindo no meio da sala, tem mulher nessa casa sabia? sabiaaa??? ( dando um cascudo em Danilo)
- Sei ¬¬
- Pode ir ajudando seus irmãos a arrumar essa bagunça, Anda Danilo, ANNDAAA
- E você Oscarzinho, vá pro seu quarto ver TV
- Ei, ei, ei, que injustiça é essa? ele não vai ajudar a arrumar a bagunça? –Reclamou Rafinha
- Não, meu bebezinho não faz baderna que nem vocês né meu pequeno pônei ? ( passando as mãos nos cabelos de Oscar)
-AAAHHHH mas é muita puta falta de sacanagem isso com a gente!!! – Danilo contestou
Oscar ria dos irmãos
Os meninos ficaram revoltados com Oscar, afinal, de tudo só ele que escapava, castigo, arrumação, tudo! Era o filho preferido de todos, Marcelo o mimava demais, tudo era Oscar! Oscar daqui e Dalí... Isso causava a ira dos irmãos que também queriam ser mimados assim.
Enquanto Marcelo monitorava a arrumação na casa, eis que Palmirinha, a avó dos meninos chegou em casa, encontrou os netos arrumando a sala
- Coitadinhos dos meus netinhos! trabalham tanto!
- VOVÓ!!!!!!!!!!!!!!! – exclamaram em coro
Todos foram ao encontro da avó abraçar e a encher de beijos
- Mãe? Onde a senhora estava?  - Marcelo perguntou
- Filho! estava no mercado ,trouxe o seu doce preferido! Oscar, trouxe chocolate para você, Rafael pra você trouxe...
- Mãe, a senhora mima demais esses meninos
- Ah filho, deixa disso, você está sendo cruel com eles!  né mesmo meus netinhos?
-ÉEEEEEE!!!!!!!!!
- Levem as sacolas na cozinha, hoje vou preparar o prato preferido de vocês, MACARRONADAA!!!
- EEEBAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!
- EI, EI, estão se esquecendo da arrumação?
- É mesmo meninos, terminem de arrumar a sala, depois o jantar estará pronto
- Tava bom demais pra ser verdade né Marcelo?  ¬¬
- É  seu Danilo, anda pessoal, mexam! terminem de arrumar essa bagunça, quando saí de casa não estava assim
Os meninos pegaram novamente a vassoura, baldes e voltaram ao serviço, a avó foi para cozinha arrumar as compras, Marcelo foi atrás
- Estava tão de cabeça quente depois que entrei nessa casa e vi essa baderna, que quando a senhora chegou nem tomei a bênção, agora sim , hehehe, Benção mãe
- Deus te abençoe meu filho , como foi o seu dia no trabalho?
- Foi tranqüilo, graças a Deus
- Que bom, fico feliz de ver meu filho trabalhando sossegado!
Enquanto Marcelo ia continuar o assunto com a sua mãe, Adriane, a vizinha fofoqueira, começou a fazer um escândalo lá na frente da casa deles
-ANDA MARCELO, SE TÚ É HOMEM O SUFICIENTE PRA DEFENDER TEUS FILHOS, APAREÇA AQUI AGORA!

Continua na próxima semana :D

1º capitulo escrito por Aglaisse Ramona (@fanfics_CQC)