sexta-feira, 4 de março de 2011

Coluna do Marcelo Tas na CRESCER - Ed.: 208

"Pai Laboratório"

Qual seu monstro preferido?

Dentro do carro, iam eu e Miguel. Duas horas de estrada restavam pela frente. A pergunta me pegou despreparado de tal jeito que até hoje eu busco a resposta: "Papai, qual é o seu monstro preferido?". Para um adulto distraído, a constatação é preocupante: As crianças tem afeição por monstros, e para elas, o medo é um estado viciante e atraente, a ponto de virar conversa de viagem.
"Papai, eu quando eu vou poder assistir a Tubarão, aquele filme de medo da sua época?". Eu sou uma prova viva de uma possível tese de mestrado do tipo: O medo na educação sentimental das crianças. Nas redes sociais - Orkut, Facebook e semelhantes - existem dezenas de comunidades Eu tinha medo do Professor Tibúrcio, cada uma delas com milhares de membros!
São adolescentes e jovens que assistiam à série infantil Rá-Tim-bum , da TV Cultura, onde eu interpretava o personagem. No final dos anos 80, estávamos encantados com a tecnologia digital que finalmente chegava à TV. Para criar o Professor Tibúrcio, deformei minha silhueta no computador: 30% mais baixo, 60% mais gordo e ainda mais cabeçudo. Uma longa peruca grisalha, maquiagem branca, capa preta, chapéu de formatura quadrangular e uma ameaçadora régua de madeira na mão completavam a figura. Parecia uma corujinha elétrica a saracotear pelo vídeo. Veja o que as "crianças", agora crescidinhas, falam hoje do Professor Tibúrcio nas redes sociais: "Vai me dizer que o Professor Tibúrcio não era estranho? Ele aparecia no fundo da tela e vinha correndo até chegar bem perto da câmera e cumprimentava a gente com o famoso "Olá, Classe!". O cabelo dele era pavoroooosooo. Dava medo!"
Reconheço, o Professor Tibúrcio causava algum medo. Mas conto um segredo de bastidores. Justamente por essa característica o personagem quase foi cortado da série, a pedido da atenta equipe pedagogia da emissora. No dia do julgamento final, pedi licença para defendê-lo. Meu argumento foi muito direto e eficiente: Me apontem um filme infantil da Disney que não tenha uma cena de gelar a gente de medo. Citei a morte terrível e violenta da mãe do Bambi, a gargalhada da Rainha Má em Branca de Neve e até a agressividade desenfreada de Tom e Jerry, esses nem funcionários da Disney são, coitadinhos...
Assim, consegui, no último minuto, salvar o Tibúrcio da degola. Um ano depois do programa no ar, fui informado de uma pesquisa que apontou o professor como personagem de maior "recall" - maior permanência na lembrança - dos pequenos telespectadores do saudoso Rá-Tim-Bum. Aprendi uma lição: O medo só é vencido com o exercício da coragem. A palavra vem do latim "cordis" que significa coração. Para vencer o medo, somos obrigados a agir com o coração. Temos que aprender a exercitar esse músculo que representa o afeto e a emoção. Assim dá para entender o porquê das crianças - seres sábios e danados - gostarem de sentir medo. Quando eu já estava quase com coragem de revelar o meu monstro preferido, Miguel me interrompe: "E qual é a diferença entre o vampiro e o lobisomem?"
Ops...Essa eu vou ter que perguntar para o Professor Tibúrcio. 
Marcelo Tas

Conteúdo exclusivo do Blog Fã Clube Tas Maníacas

Fonte- Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário